Começo de tudo, de manhã cedo

Nunca tinha lido nada dele... Mas hoje, agora, que falou tão forte às minhas revoltas, logo cedo de manhã, que não posso deixar de divulgá-lo. Boa revolta! A explosão (ou implosão) é o começo de tudo!!!

A implosão da mentira
Affonso Romano de Sant'Anna

Fragmento 1
Mentiram-me.Mentiram-me ontem
e hoje mentem novamente. Mentem
de corpo e alma, completamente.
E mentem de maneira tão pungente
que acho que mentem sinceramente.
Mentem, sobretudo, impune/mente.
Não mentem tristes. Alegremente
mentem. Mentem tão nacional/mente
que acham que mentindo história afora
vão enganar a morte eterna/mente.
Mentem.Mentem e calam. Mas suas frases
falam. E desfilam de tal modo nuas
que mesmo um cego pode ver
a verdade em trapos pelas ruas.
Sei que a verdade é difícil
e para alguns é cara e escura.
Mas não se chega à verdade
pela mentira, nem à democracia
pela ditadura.

Fragmento 2

Evidente/mente a crer
nos que me mentem
uma flor nasceu em Hiroshima
e em Auschwitz havia um circo
permanente.
Mentem. Mentem caricatural-
mente.
Mentem como a careca
mente ao pente,
mentem como a dentadura
mente ao dente,
mentem como a carroça
à besta em frente,
mentem como a doença
ao doente,
mentem clara/mente
como o espelho transparente.
Mentem deslavadamente,
como nenhuma lavadeira mente
ao ver a nódoa sobre o linho. Mentem
com a cara limpa e nas mãos
o sangue quente. Mentem
ardente/mente como um doente
em seus instantes de febre.Mentem
fabulosa/mente como o caçador que quer passar
gato por lebre.E nessa trilha de mentiras
a caça é que caça o caçador
com a armadilha.
E assim cada qual
mente industrial?mente,
mente partidária?mente,
mente incivil?mente,
mente tropical?mente,
mente incontinente?mente,
mente hereditária?mente,
mente, mente, mente.
E de tanto mentir tão brava/mente
constroem um país
de mentira
—diária/mente.

Um comentário:

  1. Bravo! Bravo! Um dos poemas que o Poeta Rafael Carvalho( também anarquista como você) prometeu que ia me dá e nunca me deu. E saber que alguém gosta de um poema tão provocante como este.Fortifica-me!Agora, a respeito da revolta, permita-me tecer uma pequena e sutil diferença entre a gente: Eu não sou revoltado porque passa por mim a imensa vontade de mudar o mundo que ainda não foi mudado. E a essa vontade eu dedico incomensurável amor.

    ResponderExcluir