Fórum Social Mundial 2009, em Belém do Pará

Ouvindo a trilha sonora mais que perfeita do filme sul-coreano Old Boy. Destaque para a música de Vivaldi, “winter”, em F menor: é toda a volúpia em viver, não no sentido meramente sexual, mas no sentido da vontade persistente, apesar de todas as barreiras. Calafrios me percorrem o corpo ao ouvi-la. Além dessa, toda as outras músicas são bastante fortes e belas, fazendo surgir sentimentos como o ódio e a vingança, grandes temas do filme.
Mas vamos ao que interessa: amanhã parto para Belém, no Pará, a fim de participar do Fórum Social Mundial 2009. Mesmo pensando o Fórum como uma tentativa bem sucedida de fazer os movimentos baseados na autonomia e ação direta se sentarem para conversar – assim como fazem os capistalistas de Davos; esse povo não entende que temos de mudar nas estruturas, e não apenas nos conteúdos! - e apenas conversar agora, não fazer mais nada, tenho bastante vontade de conhecer o espaço. Sei que ainda há militantes libertários participando do Fórum, daí a ansiedade em chegar logo lá e encontrar a galera, trocar idéias e ver como a gente pode agir nesse ano de 2009, sempre de forma direta, autônoma e anti-capitalista.
Devo chegar por lá às 8 horas de segunda. Vou levar um caderno todo em branco que dedicarei às minhas observações, sensações e contatos novos. Tentarei atualizar o blog de lá, fazendo uma espécie de “cobertura”, mas confesso que acho difícil, pois o evento é composto de um infinito de atividades das quais quero participar.
Bem, é isso! Hasta la volta! E deixo aqui um bom texto – embora de escrita um tanto truncada - sobre o processo de cooptação das lutas autônomas pelo FSM, em parceria com o Estado e o Mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário