Palestina Livre Já! Ato na Praça do Ferreira
















Aconteceu quarta-feira, dia 14 de janeiro, à tarde, na Praça do Ferreira – uma das mais movimentadas de Fortaleza -, um ato em solidariedade ao povo palestino. O ato foi organizado pelos anticapitalistas contra o massacre em Gaza e contou com a participação de, em média, 200 pessoas.





Quem passou pela Praça do Ferreira durante o ato pôde verificar, nos painéis de fotos, a crueldade que vem sendo praticada pelo Estado de Israel contra o povo palestino. As fotografias mostravam a população civil que está sendo criminosamente exterminada, em sua maioria crianças. Havia também algumas bonecas ensangüentadas e amontoadas sobre um manto, no centro da Praça, para que sentíssemos um pouco do terror que toma conta de Gaza atualmente.





Os manifestantes fizeram um círculo e o microfone ficou à disposição de todos e todas que quisessem expressar a sua solidariedade ao povo palestino e o seu rechaço às ações do Estado de Israel. Várias pessoas se posicionaram contra o Estado de Israel e reafirmaram que a luta por uma sociedade livre, justa e igualitária, que não passa pela construção de nenhum Estado – portanto não estamos reivindicando a criação de nenhum Estado palestino e nem estamos apoiando o Hamas -, mas sim pela luta anticapitalista, organizada de forma horizontal e autônoma.





Depois de uma hora e meia de panfletagem e falação na Praça do Ferreira, resolvemos sair em manifestação até a praça do BNB, que fica a alguns quarteirões da praça onde estávamos. Usando palavras de ordem como “Palestina Livre”, “Israel é Assassino, Viva o Povo Palestino” e “Todo Estado é Assassino, Viva o Povo Palestino”, fomos informando as pessoas do Centro de Fortaleza sobre o genocídio que está acontecendo agora em Gaza. Novamente as fotos dos painéis serviram para sensibilizar, assim como a triste dramatização das crianças mortas conduzidas sobre o manto.





Ao chegar à Praça do BNB, queimamos a bandeira de Israel e nos dirigimos ao Centro Cultural Banco do Nordeste, onde acontecia um festival de rock. Lá, fizemos algumas falações, panfletagem e encerramos o ato, todos e todas de mãos dadas, juntos numa só voz e desejo: Palestina Livre!





Na próxima terça, dia 20, haverá uma assembléia de avaliação do ato e encaminhamentos para a solidariedade ao povo palestino. A assembléia será no CH da Uece, às 18 horas.





Por uma Palestina livre!
Contra o racismo, pela união e a paz entre os povos!
Contra a barbárie do capitalismo e dos Estados!
Por uma Terra sem amos!

Um comentário:

  1. Um ato com bastante valia, estive lá e vi como ñ só os anticapitalistas mais tbm como os passantes do centro se solidarizaram apoiando a manifestação, o que mostra que essa luta já ñ pertence somente aos palestinos mais tbm ao mundo e as pessoas q desprezam a ação de Israel e já ñ enxergam como uma guerra e sim como um verdadeiro massacre!

    PALESTINA LIVRE!!!!
    ISRAEL É ASSASSINO,VIVA O POVO PALESTINO!!!
    TODO ESTADO É ASSASSINO,VIVA O POVO PALESTINO!!!

    ResponderExcluir